segunda-feira, 5 de maio de 2008

Um tratamento algébrico para cifras de blocos

Continuando as escavações arqueológicas dos bits e bytes do meu HD, encontrei um esboço do que deveria ter sido um livro sobre criptografia em português. Só que a aventura parou antes de terminar o primeiro capítulo, lá pelos idos de 2001.

Para não desperdiçar o esforço que já tive para escrever este pedaço de capítulo, e também porque não é fácil conseguir bons textos sobre criptografia em português, resolvi revisar o material que já existe e publicá-lo.

Trata-se se uma parte do que seria o capítulo sobre cifras de blocos, mas com um tratamento um pouco diferente do tradicional. Eu resolvi usar definições algébricas para facilitar (ou dificultar, dependendo do leitor) o entendimento do funcionamento das cifras.

O capítulo começa com uma definição de cifra de Feistel, usando notação de funções inversíveis. Depois aproveita para descrever a mais famosa cifra de Feistel, o DES. Por fim, há uma descrição do IDEA, um dos mais incríveis algoritmos na minha opinião. Acho simplesmente genial a forma como o IDEA usa apenas operações algébricas.

Enfim, espero que seja útil para alguém. O arquivo está disponível aqui.

Nenhum comentário: