segunda-feira, 26 de maio de 2008

Filhos e a Internet

A Internet é uma ferramenta fantástica de comunicação. E a facilidade de entrar em contato com tanta gente apresenta, como tudo na vida, benefícios e riscos. Vou pular os benefícios, que obviamente nos trazem para cá. No caso de riscos, temos (dentre outros) spam, phishing e outras criativas formas de engenharia social.

Há alguns anos, o Fantástico fez uma reportagem em que um ator ia num parquinho e tentava atrair crianças (com balas, brinquedos, etc) para que fossem com ele para longe de seus pais. E o "ataque" funcionou na quase totalidade das tentativas. Só que esse é um ataque do passado, para crianças do século 20. No século 21, as crianças estão online. E os ataques estão migrando para o ciber-espaço também.

O contato no parquinho agora é via MSN, Orkut, etc. E os pais precisam de uma forma de vigilância equivalente a ir ao parquinho com seus filhos, sentar no banco da praça e ficar lá olhando o que está acontecendo. Os pais do século 21 precisam do equivalente virtual para o banquinho da praça.

De olho neste mercado surgiram várias ferramentas. A mais antiga que me lembro é a Net Nanny, que já possibilitava que os pais controlassem o conteúdo que seus filhos acessam na Internet. Depois vieram inúmeras outras.

De uns tempos para cá, comecei a achar que estava precisando do meu "banquinho da praça virtual". Usei algumas opções de controle de conteúdo que faziam parte de pacotes de segurança do tipo tudo-em-um Home Edition, mas acabei desistindo. Primeiro porque troco de software de segurança todo ano quando acaba a licença e depois porque os sistemas não me atendiam plenamente (em outras palavras: davam pau!). Comecei a tentar usar algumas versões stand-alone e acabei descobrindo o produto chamado de Windows Live Proteção para a Família. Como era de graça, instalei para ver como era. Acabei gostando.

O produto tem, na minha opinião, como principal ponto forte a possibilidade de administração online. Ou seja, eu posso alterar as opções de acesso dos meus filhos online. Por outro lado, os relatórios de acesso ficam armazenados no live.com. Tem que confiar no site, embora eu não ache que os registros de navegação dos meus filhos sejam dados lá tão críticos (meus emails, que são mais críticos para mim, estão todos nos servidores do Google, então...). Outro ponto positivo foi que, apesar de ser gratuito, acionei o suporte e fui bem atendido (os problema de sempre para suporte a sistemas: demora até conseguir falar com alguém que entenda o produto, atendente diferente a cada email, etc). No final acabei conseguindo uma versão sem o bug que estava atrapalhando. No lado negativo, uma funcionalidade que está fazendo falta é a possibilidade de determinar horários para acesso à Internet.

Enfim, é um bom produto, controla acessos a sites via IE e Firefox (não testei outros browsers) e controla a lista de contatos do MSN messenger.

Nenhum comentário: