terça-feira, 6 de maio de 2008

ElephantDrive.com


Já tem algum tempo que tenho procurado me informar sobre iniciativas de "cloud computing". Em especial, aplicações que eu possa usar no meu dia a dia sem que meu cartão de crédito tenha que interferir (a internet nos deixa muito mal acostumados...).

Primeiro foram as aplicação de "office", depois hosting de domínios, etc. Até chegar no armazenamento online. Descobri o Windows Live Skydrive, e fiquei contete de ter 5GB de espaço para arquivos. Só que a interface, apesar das melhorias de usabilidade, continuava sendo a velha interface web de sempre, exigindo o download ou upload de cada arquivo sempre que necessário.

Aí fiquei pensando em como seria mais fácil se pudéssemos simplesmente montar o disco virtual como um novo drive remoto. Aí poderíamos simplesmente trabalhar em um arquivo online usando uma aplicação instalada localmente no micro. Eu sei que a tendência é que as próprias aplicações estejam na núvem, mas caso o aplicativo necessário não exista em versão "núvem", ficamos na mão. Neste caso seria bastante útil um serviço que nos permitisse manter os dados na núvem, com os aplicativos rodando localmente.

Aí comecei a imaginar como isto poderia ser feito. Imaginei um proxy (ou algo similar) capaz de receber comandos WebDAV do micro e repassá-los ao Skydrive. Talvez fosse necessário um esquema de cache local, já que o skydrive é orientado a arquivos e não a partes de arquivos.

Antes de começar a realmente tentar desenvolver um proxy desses, resolvi procurar na Internet se já não existia um serviço similar. E, como era de se esperar, muita gente já tinha pensado nisso e alguns já tinham inclusive implementado tal serviço. Achei várias empresas que oferecem "cloud storage systems", mas que cobram pelo serviço.

Como eu não queria gastar só pra evitar de ficar fazendo upload e download de arquivos do Skydrive, continuei procurando. Até que achei o ElephantDrive.com. Eles fornecem um serviço de disco virtual, tem uma versão gratuita de 1GB e tem um programinha que funciona como um serviço do Windows e permite acessos via WebDAV ao seu disco virtual. Perfeito.

Testei o serviço e funcionou bem para arquivos pequenos. É claro que deve ter problemas de tempo de acesso dependendo do seu link de Internet, mas eu consegui usar sem problemas de casa de do trabalho.
Para outros usos, existem serviços de sincronização de dados, no estilo CVS. Só que não testei nenhum deles ainda.

Nenhum comentário: