segunda-feira, 27 de abril de 2009

AppSec sem OWASP

Bom, meus últimos posts foram sobre a realização de uma conferência OWASP AppSec no Brasil. A má notícia é que não conseguimos o apoio do OWASP para esta conferência. Por outro lado, a boa notícia é que, dado que temos o apoio da Câmara dos Deputados e de outros órgãos do governo, vamos fazer a conferência assim mesmo.

Como já postei algumas vezes aqui no blog, estamos desde o final de 2008 tentando viabilizar esta conferência. Fizemos inúmeros contatos com instituições que poderiam abrigar o evento e finalmente conseguimos o apoio do Centro de Informática da Câmara dos Deputados. Antes disso, já tínhamos conversado com algumas pessoas do OWASP sobre a conferência e parecia que contaríamos com o apoio do OWASP. Depois que conseguimos fechar o apoio e as datas, fizemos o pedido formal ao OWASP sobre a conferência.

De início, sentimos um pouco de má-vontade, mas insistimos assim mesmo. Mandamos a documentação e os esclarecimentos pedidos e ficamos esperando. Ainda estamos esperando uma resposta, apesar dos emails pedindo uma posição.

Decidimos então continuar o processo assim mesmo, já que temos o que consideramos o mais importante: patrocínio, local e datas. Assim, vamos anunciar formalmente a Conferência Internacional de Segurança de Aplicações. Vamos, ainda esta semana, lançar as chamadas de trabalho e convidar os keynotes.

Se algum dia o OWASP decidir que tem interesse no Brasil, re-iniciamos a conversa com eles. É uma pena porque achávemos que seria uma oportunidade ímpar de divulgar uma associação que produz muito material de qualidade.

Nenhum comentário: