quinta-feira, 19 de junho de 2008

Fábulas


Depois de Sandman, o João Pestana, agora temos Branca de Neve, Lobo Mau e os Três Porquinhos para adultos.

A série Fábulas é considerada a herdeira da tradição Vertigo iniciada pelo genial e aclamado Sandman. A idéia agora não é brincar com divindades e mitologias, mas com as fábulas mais conhecidas, incluindo alguns personagens literários mais conhecidos.

A brincadeira começa com a pergunta: "E se os personagens das fábulas fossem reais e vivessem entre nós?" E a brincadeira continua inserindo todos na Nova Iorque atual. Embora sejam dois textos fantásticos, podemos também estender a Teoria Kenji de Inícios Improváveis para Piadas e verificar que o início das histórias tanto de Sandman quanto de Fábulas é bem clichê.

No caso do Sandman, a história começa com um bruxo maluco querendo capturar a morte para se tornar o mais poderoso do mundo. No caso de Fábulas, mais clichê ainda: um inimigo desconhecido (um Sauron que deu certo?) monta um exército poderoso e expulsa todas as fábulas de suas terras, exilando-as nas terras dos Mundanos (nois mess, uai...). Mas depois do clichê, começa a diversão.

As histórias trazem temáticas nunca antes imaginadas em contos de fadas, além de misturarem os personagens em um só cenário. Cenas misturando Barba Azul, Branca de Neve e Lobo Mau se tornam coisas comuns. A mistura é ainda maior que em Sandman. Além disso, são resgatados personagens pouco conhecidos, como Reynard Raposa (do Francês Roman de Renart) ou Rosa Vermelha (só faltaram os três lobinhos e o porco mau - conto a minha versão em breve no Uivo :)

Um interessante ponto comum entre as duas séries é que os personagens só existem por causa dos humanos. Se nenhuma menininha quiser ouvir as histórias da Branca de Neve, ela pode deixar de existir. Desta forma, mesmo sem querer, o humanos influem nos fatos do mundo das fábulas, assim como influiam no universo de Sandman.

Bom, acho que já fiz confusão demais na cabeça dos meus leitores. Talvez a ponto de gerar interesse na série. Se foi seu caso, aproveite... :-)

Nenhum comentário: