domingo, 8 de junho de 2008

Consumismo


Voltando ao tema consumismo (que tratei superficialmente alguns posts atrás), outro dia recebi uma carta da Claro com um cheque-desconto para a compra do meu próximo celular. Isso me fez pensar que as próprias operadoras de celular incentivam o consumismo exagerado. Embora meu celular atual ainda esteja perfeito e atenda às minhas necessidades, fiquei pensando por qual modelo eu o trocaria. É impressionam do como as operadoras incentivam o consumo de aparelhos, mesmo tendo de fornecê-los subsidiados aos seus clientes. Será que por ter um celular mais novo eu vou falar mais tempo?

Outro exemplo é a forma com que lidamos com estereótipos. Por exemplo, o estereótipo da mulher que gasta demais com moda e/ou produtos de beleza. Outro dia, minha esposa foi a shopping e voltou sem comprar nada. Não haveria nada de mais, mas o estereótipo faz com que isto seja um caso a ser contato nas rodas de conversa. A sociedade já assimilou que as mulheres devem gastar e os homens devem reclamar dos gastos das mulheres. Tanto é que quando uma delas vai ao shopping e não compra, usamos a história para impressionar.

É claro que temos de diferenciar o consumo, que é necessário desde que a humanidade abandonou o escambo pelo uso de moeda, do consumismo, que é o consumo exagerado e desnecessário. Talvez nós mesmos tenhamos de quebrar nossos estereótipos e preconceitos.

Nenhum comentário: